Automação industrial refere-se ao uso de máquinas, sistemas automatizados ou computadores para realizar operações industriais, que normalmente seriam feitas por trabalhadores humanos. É usado para otimizar o uso dos recursos disponíveis, para melhorar a precisão, para aumentar a produção e para diminuir os custos operacionais. É também útil para controlar o ambiente e atender às regulamentações.

A automação industrial pode ser aplicada a qualquer tarefa que possa ser facilmente programada, podendo incluir operações manuais, processamento de dados, execução de tarefas rotineiras, controle de qualidade e controle de manutenção. Ela pode ser aplicada tanto a pequenas quanto a grandes operações industriais.

Tipos de Automação

A automação industrial pode assumir muitas formas, dependendo das necessidades das empresas e do orçamento. Os principais tipos de automação industrial incluem processos robóticos, sistemas de controle numéricos computadorizados (CNC), sistemas de gerenciamento de materiais (MMS), sistemas de planejamento e programação (PPC) e sistemas de medição (MMS).

Cada tipo de automação pode melhorar a produtividade, a qualidade e os resultados financeiros de uma empresa. Assim, ela é cada vez mais importante nas organizações modernas.

O texto acima "O que é Automação Industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.