O carvão é uma fonte não renovável de energia usada principalmente para produção de eletricidade. Quando queimado, ele libera átomos de carbono que reagem com o oxigênio para gerar energia. Uma vez elevada temperatura, a energia produzida pode então ser convertida em eletricidade através de motores, turbinas ou outros mecanismos, antes de ser transferido a linhas de transmissão elétricas.

Desvantagens do uso do carvão para produção de energia elétrica

Embora o carvão seja relativamente barato, ele apresenta diversas desvantagens como uma fonte de energia, pois libera grandes quantidades de gases de efeito estufa durante a queima e pode levar a problemas de saúde devido aos materiais tóxicos liberados. Ele também é uma fonte extremamente não-renovável, e enquanto houver carvão suficiente para gerar energia, a mineração deste material causa impactos ambientais irreparáveis, além de expor os trabalhadores às toxinas liberadas durante o processo.

O texto acima "Carvão e Energia Elétrica" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.