Cinco estratégias essenciais de marketing para startups

Todos sabemos que o marketing é essencial para todos os negócios, mas é ainda mais importante para as startups.

A menos que as pessoas saibam sobre sua startup e o que ela oferece, elas provavelmente não comprarão seus produtos ou serviços.

Na Kobe Digital, nos deparamos com todos os tipos de empresas. A maioria deles está preocupada com o crescimento, mas nenhum deles tem mais fome de crescimento do que as startups.

Seja a próxima grande empresa de SaaS ou uma nova cadeia de sorveterias tailandesas, as startups são um animal completamente diferente quando se trata de marketing.

Como o marketing para startups é um caso único, este guia deve dar aos fundadores um bom lugar para começar.

À medida que sua empresa cresce e expande sua presença, ela pode atrair clientes por meio do boca a boca. Até que isso aconteça, você deve priorizar as seguintes estratégias de marketing para divulgar sua startup.

1. Envie e-mails

E-mail marketing é uma estratégia essencial para atrair clientes para sua startup por pouco ou nenhum custo.

Depois de ter um possível cliente ou endereço de e-mail do cliente, você pode enviar seus e-mails para promover sua startup.

Para aproveitar essa estratégia de marketing, você deve primeiro coletar os endereços de e-mail dos possíveis clientes. Se você tiver um site para sua startup, considere colocar um formulário de inscrição em boletim informativo.

Como alternativa, você pode perguntar diretamente aos clientes sobre seus endereços de e-mail. A principal coisa a lembrar é que você deve diversificar seus e-mails com conteúdo não comercial, como guias, artigos de instruções, vídeos e infográficos.

Se você enviar apenas e-mails publicitários, os inscritos provavelmente optarão por não receber seu boletim informativo.

2. Inicie um Blog

Blogar é uma estratégia poderosa que pode ajudar sua startup a gerar a exposição necessária.

Um relatório descobriu que as empresas com blogs geram 126% mais leads do que seus concorrentes sem blogs. Com um blog, você pode posicionar sua startup como uma fonte líder e, ao mesmo tempo, atrair tráfego de pesquisa orgânica para seu site.

O segredo para criar um blog de negócios eficaz é publicar o conteúdo que seu público deseja ler. Se for valioso e valer a pena ser lido, os mecanismos de pesquisa recompensarão seu trabalho, classificando seu blog na parte superior dos resultados da pesquisa.

E quando seu blog estiver em alta, atrairá mais visitantes – o que significa que mais pessoas aprenderão sobre sua startup.

3. Publique em mídias sociais

As estatísticas mostram que mais de 2,4 bilhões de pessoas usam mídias sociais, por isso é importante incorporar esse canal na estratégia de marketing de sua startup.

À medida que a presença de sua empresa nas redes sociais cresce, mais pessoas a verão e reconhecerão. Além disso, a maioria das redes de mídia social, incluindo Facebook, Twitter e Pinterest, permite que os proprietários de empresas paguem pelo tráfego e pela exposição.

Com os Anúncios do Facebook, por exemplo, você pode criar anúncios que aparecem nos feeds de notícias dos usuários ou na coluna à direita do site do Facebook.

É preciso mais do que apenas um perfil para ter sucesso com o marketing de mídia social. Você deve postar conteúdo relevante e envolvente que forneça aos usuários um motivo para seguir sua conta.

E uma vez que você atraiu seguidores, você deve encorajá-los a ficar respondendo às suas perguntas e comentários.

4. Use publicidade paga

A pesquisa paga tornou-se um canal de publicidade popular para startups.

Ele permite que os proprietários de empresas comprem tráfego segmentado por laser a partir de mecanismos de pesquisa como o Google e o Bing. O Google AdWords e o Bing Ads são duas das principais redes de pesquisa paga, ambas com segmentação por palavras-chave e um modelo de preços de custo por clique (CPC).

Usando uma dessas redes, você pode criar anúncios personalizados para sua inicialização que aparecem nos resultados da pesquisa quando alguém pesquisa uma palavra-chave relacionada à sua empresa.

Se sua startup vende software de segurança cibernética de nível empresarial, por exemplo, você pode segmentar palavras-chave como segurança cibernética para empresas, software de segurança cibernética empresarial e anti-malware corporativo.

O recurso mais atraente da pesquisa paga é o modelo de preços de CPC, no qual você é cobrado somente quando alguém clica no seu anúncio.

Dez mil usuários podem ver seu anúncio, mas se ninguém clicar, você não será cobrado. É claro, você gerará muitos cliques se criar anúncios relevantes e envolventes, mas você ainda será cobrado pelo clique, simplificando o processo de otimização de suas campanhas de pesquisa paga para um ROI (retorno do investimento) mais alto.

5. Patrocinar um evento

Finalmente, patrocinar um evento local pode ajudar a colocar sua startup no radar de seus prospects.

Você pagará uma pequena taxa aos organizadores do evento para se tornar um patrocinador e promover sua empresa com cartazes, estacionários, banners, estandes e outros materiais de marketing no evento. É um acordo mutuamente benéfico que é altamente eficaz para impulsionar as vendas quando feito corretamente.

Os proprietários de empresas devem patrocinar eventos relevantes para suas operações ou o que eles oferecem. Se o seu negócio de inicialização for um aplicativo móvel de saúde e bem-estar, por exemplo, talvez você possa patrocinar maratonas e execuções de 5 e 10 km.

Se a sua startup vende software anti-malware, por outro lado, talvez você possa patrocinar a segurança cibernética e outros eventos de tecnologia da informação (TI).

A questão é: não deixe a fatia de mercado da sua startup cair para os concorrentes.

Considere estas cinco estratégias para promover o seu negócio e gerar mais vendas.

 

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